I SEMANA DE BIOLOGIA

A I Semana de Biologia do IF Baiano Campus Santa Inês ocorreu no período de 30 de outubro a 01 de novembro com o objetivo de possibilitar a integração, motivação e formação complementar de docentes e graduandos da região, bem como proporcionar espaços de discussão e socialização de trabalhos desenvolvidos em áreas relacionadas às Ciências Biológicas.

 A programação, composta de palestras, minicursos e oficinas com temas diversos, visava contribuir para formação de profissionais qualificados e habilidosos.

 A palestra inicial foi realizada pelo vice-presidente do Conselho Regional de Biologia, César Roberto Góes Carqueja, que tratou do tema: “Trilhando novos caminhos para os cursos de Ciências Biológicas: conexão com o mercado de trabalho”. Para a Profa. Dra. Rosineide Fonseca, Coordenadora do Curso no período e Presidente da Comissão do Evento, “foi um momento ímpar e de grande importância, pois os discentes tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas sobre a profissão, em especial sobre aspectos relacionados à formação, atuação e mercado de trabalho”. 

  O evento contou com 111 participantes inscritos, sendo 78 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus. Foram apresentados 28 trabalhos na modalidade de pôster. Seus resumos foram publicados nos anais do evento, disponibilizados aos participantes em mídia de CD. 

 A iniciativa do evento foi do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em atendimento a anseios da comunidade local. Pretende-se realizar o evento a cada dois anos, visando agregar egressos, discentes e docentes do curso, professores da Rede Básica de Ensino e demais profissionais da região interessados em temas ligados a Ciências Biológicas.

 “A expectativa é de que as atividades das Semanas de Biologia auxiliem no crescimento pessoal e profissional dos estudantes e promova reflexões sobre a importância de diversos temas das áreas das Ciências Biológicas, bem como o esclarecimento de dúvidas relacionadas às áreas de atuação do curso. Espera-se que as semanas oportunizem a formação complementar em áreas/técnicas não trabalhadas (ou pouco trabalhadas) e permita a integração e motivação dos discentes e docentes envolvidos”, disse Dra. Camila Brandão, professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, uma das organizadoras da I Semana.